terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Elsa Schiaparelli

Em 2003 eu fiz uma especialização  em Arte e Criatividade,  ao final escrevi uma monografia. Escolhi  falar sobre o trabalho de uma estilista italiana da década de 30, pouco conhecida do público em geral, já que madame Chanel é sempre a mais lembrada... com todo merecimento claro !
Eu sempre me encantei pelas criações de  Elsa Schiaparelli, ela era inovadora, moderna e muito criativa. Dentro da estética Surrealista criou coleções belíssimas.
Logo depois de apresentar minha monografia eu visitei a exposição Fashion Passion - 100 anos de Moda na Oca , em São Paulo, e sem esperar me deparei com algumas de suas criações originalíssimas !!!
Confesso que me bateu o maior frio na boca do estômago, era como se eu estivesse sendo apresentada para a própria Madame Schiaparelli em pessoa...rs
E claro, depois de todo esse mergulho na obra  da estilista , eu  fiquei altamente inspirada pelo Surrealismo e criei  alguns desenhos abaixo.


 Inspiração I - Quadro And the Butterflies Begin to Sing, de Max Ernest



Inspiração II - Sofá em forma de boca , de Salvador Dalí.


E pra quem gosta de pesquisar história da moda vale a pena procurar por Schiaparelli, uma criadora irônica, mas altamente crítica. É uma viagem estimulante de cores , formas e texturas.  E  pra saber, Chanel e Schiaparelli eram altamente rivais...Uiii

2 comentários:

  1. Achei super interessante a historia dessa criadora, dá até vontade de saber mais sobre ela.
    Vai uma idéia, crie alguns modelos usaveis sob a influencia dela.
    Beijossss
    Ana

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana,
    Obrigada pela visita...ótima idéia a sua !!!
    Beijos

    ResponderExcluir